10/08/08

JORGE AMADO [1912 - 2001]

.



Porque a sua escrita alimentou o meu prazer de ler na idade em que isso é importante.
Porque me lembro de estar a ler Jubiabá, com as lágrimas nos olhos, ao som da música dos Supertramp, numa Primavera chuvosa de 1977.
Porque me lembro que foi o primo B., que já não está fisicamente entre nós, que me aconselhou e emprestou o Mar Morto, já lá vão mais de 30 anos.
Porque me deliciei com o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, uma história infanto-juvenil para ser lida por adultos, que li, obviamente, já adulta.
Porque faz hoje 96 anos que ele nasceu.

Soapbox Opera - Supertramp


[Não tendo esta música nada a ver, tem, para mim, porque ao som dela li, emocionada, Jubiabá.]

4 comentários:

mdsol disse...

Eu gosto do Jorge Amado.
E devorei os livros dele!
E...
:)

Anónimo disse...

Eu também gosto do JORGE AMADO.Volto aos seus livros muitas vezes.

vadia

pin gente disse...

também a minha avó (ainda por cá) é de 1912.

abraço

mariam [Maria Martins] disse...

olha, tal como a "pin gente" a minha avó paterna ainda cá anda também nasceu em 1911.

não li tudo de Jorge Amado, mas gosto do que li.

volto amanhã, quero ver com calma as coisas fantásticas que "postou"...

um sorriso :)