07/03/08

PIET MONDRIAN [1872 - 1944]

.

Muitos foram os artistas que deram novas representações ao real, mas Mondrian foi para além deles! Ele começou a formular as suas próprias teorias estéticas. Ao seu estilo e princípios artísticos chamou de Neoplasticismo.
Nas suas últimas composições, Mondrian evita qualquer sugestão de reprodução do mundo material, usando linhas pretas verticais e horizontais que delimitam blocos de puro branco, vermelho, amarelo ou azul. Mondrian exprimiu uma concepção, que revelou ser um expoente elevado de harmonia e de beleza.
É esta procura constante da harmonia e da beleza que leva Piet Mondrian a encontrar a matemática! Mondrian descobriu o famoso
número de ouro e com ele chegou ao rectângulo de ouro. Partilhou com Da Vinci a ideia de que a arte deveria ser sinónimo de beleza e movimento contínuo, por isso ambos utilizaram o rectângulo de ouro. A razão de ouro exprime movimento, pois mantém-se em espiral até ao infinito, e o rectângulo de ouro exprime a beleza, pois é uma forma geométrica agradável à vista. Assim, o rectângulo de ouro passou a ser presença constante nas suas pinturas. Texto daqui.

Squares? I see no squares in my pictures.
Nasceu a 7 de Março. Faz hoje 126 anos.

Imagem
daqui.

Sem comentários: