18/10/06

A RODA DA VIDA - GUSTAV VIGELAND

.


Apaixonei-me pela obra de Gustav Vigeland [1869-1943] ao visitar o Frogner Parque , em Oslo, em Agosto do ano passado. Até então desconhecia completamente este soberbo escultor.

São 192 esculturas e mais de 600 figuras num parque totalmente concebido pelo artista, incluindo o próprio projecto do parque, os portões, ... tudo mesmo.

É um parque interessantíssimo, cujas esculturas retratam o ciclo da vida humana com as suas emoções e sentimentos. Pode ali ver-se a ternura, a raiva, o ódio, o amor, a indiferença, a tristeza, a alegria, a dor, o bem-estar... Enfim...a vida.

Algumas das esculturas são de uma perfeição impressionante. Ao tocar-se o granito é como se se sentissem as veias, os músculos, os ossos.

Os portões , em ferro, são também belíssimos.

Pena ficar na Noruega, porque é um daqueles lugares onde apetece ir muitas vezes, onde dá prazer estar. Por isso, é tema recorrente nos meus posts, através das fotografias de algumas das esculturas.

[Para saber mais sobre a vida e obra deste homem que dedicou grande parte da sua vida a construir este parque clicar aqui.]

Sem comentários: