06/10/07

CABARET MOLOTOV

















TEATRO MARIONETAS DO PORTO
encenação e cenografia JOÃO PAULO SEARA CARDOSO
marionetas ERIKA TAKEDA figurinos PEDRO RIBEIRO coordenação coreográfica ISABEL BARROS
música GOTAN PROJECT, ERIC SATIE, KURT WEIL, ROBERT MINY, YANN TIRSEN
texto da corista PABLO NERUDA desenho de luz ANTÓNIO REAL E RUI PEDRO RODRIGUES interpretação EDGARD FERNANDES, SARA HENRIQUES, SÉRGIO ROLO E SHIRLEY RESENDE [INSTRUMENTISTA].

"O circo e as marionetas na poética do voo, as marionetas não se sujeitam às leis da gravidade, os artistas de circo desafiam-na. Cabaret Molotov é um espectáculo que resulta de um trabalho de experimentação em que tentamos levar o nosso modo de fazer teatro ao encontro de uma certa poética associada ao circo.
Criação a partir do teatro musical com marionetas, de grande expressão na Europa em meados do século passado. Cabaré melancólico inspirado nas nossas memórias mas iluminado pela visão contemporânea do teatro e do mundo.
Aqui, deambulam coristas apaixonadas, trapezistas, clowns, músicos dos sete instrumentos, homens-coelho, homens-bala, ursos ciclistas, caniches cantores, dançarinos e bailarinas ao som de valsas, tangos, polkas, tarantelas e velhas canções de Kurt Weil. Cabaret Molotov terá existido ou não passou de um lugar inventado por Vladimir, o Russo, cenário do seu amor à trapezista Matrioska?
¬ Desde 1988, data da sua formação, o Teatro de Marionetas do Porto produziu e apresentou 23 espectáculos. Todos experiências diversas ao nível da contemporaneidade do Teatro de Marionetas, procurando encontrar novas formas de concepção e manipulação de marionetas e novos caminhos no que diz respeito à interpretação e ao relacionamento com outras áreas de criação, como a dança, as artes plásticas e a música.
O TMP, a mais internacional e uma das melhores companhias de teatro de marionetas de Portugal, está pela terceira vez no FITCM
." Texto
daqui.

Acabei de assistir a este espectáculo. Excelente. Também, nunca vi nada feito pelo João Paulo Seara Cardoso que não gostasse. Lembro-me do seu rigor profissional, quando há mais de 20 anos fiz, com ele, um pequeno Curso de Teatro de Sombras. Qualquer coisa, por mais simples que fosse, ganhava magia nas suas mãos. Hoje tem excelentes actores no Teatro de Marionetas do Porto, que dão corpo e alma ao seu trabalho, sempre criativo e rigoroso.
O público aplaudiu com convicção. Foram muitas as palmas. A sala estava cheia.

Fotografia daqui.

Sem comentários: