03/12/06

AMEDEO MODIGLIANI [1884-1920]

.

















Faz hoje 89 anos que Amedeo Modigliani realizou a sua 1ª exposição individual.
Nasceu em 1884 na cidade de Livorno. Devido à sua frágil saúde não recebeu educação formal tendo estudado pintura, primeiro na sua cidade natal, depois em Veneza e Florença, mudando-se mais tarde para Paris.
Do encontro com o escultor Constanti Brancusi resultou o seu interesse pela escultura tendo, por isso, abandonado a pintura durante um longo período.
Cézanne, Toulouse-Lautrec, Van Gogh e Picasso foram alguns dos artistas que, também, o influenciaram. Cruzou-se com o português Amadeo de Souza Cardoso, no atelier do qual expõe em 1911.
Os retratos e os nus femininos foram o seu tema preferido.

Para saber muito muito mais sobre a vida e obra deste magnífico artista clicar
aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Curiosidade:
Modigliani era um judeu nascido na cidade de Livorno.Ele era judeu sefardita. A comunidade judaica sefardita tinha sido criada em Livorno, pelos refugiados judeus Portugueses. A mãe de Modigliani(a família veio de França-ao que parece de Bordéus, onde existia uma comunidade de judeus Sefarditas Portugueses:os mais famosos são os Pereire, hoje metidos, no negócio dos vinhos) era aparentada com a família de Baruch Espinoza:a família deste vivia em Amesterdão, onde grande parte dos judeus Portugueses se tinha conseguido instalar.
Parece bem provável pelos dados, que Modigliani teria um pouco de sangue Luso!!!

nana disse...

descubro aos poucos. gosto muito muito.