15/04/07

GRIGORY SOKOLOV - UM PIANISTA EXCEPCIONAL

.
O concerto de Grigory Sokolov, ontem na Casa da Música, não defraudou, de modo nenhum, as altas expectativas de quem já o tinha visto actuar, e assombrou quem o viu pela primeira vez. Voltou ao palco, não sei exactamente quantas vezes, tantas que foram, mas pelo menos umas 6, para, de cada vez deliciar, ainda mais ,o público que parecia não querer abandonar a sala. Bravo. Bravo.
É o melhor pianista que alguma vez vi/ouvi tocar. Considerando que não sou uma especialista em música e que o meu ouvido é normalíssimo, agarro-me às palavras proferidas durante o intervalo pelo meu amigo BC, que é maestro: Se Schubert ouvisse Sokolov tocar as suas obras, pensaria: fui eu que compus estas maravilhas?


Conhecido por apenas fazer gravações ao vivo, Sokolov é um caso raro de obsessão pelo detalhe e perfeição na interpretação. O mais jovem vencedor de sempre do Concurso Internacional de Piano Tchaikovsky transformou os seus recitais numa espécie de "Meca" para os melómanos do piano. Neles, tudo é preparado ao mínimo pormenor, desde a afinação do piano à escolha criteriosa do repertório. São igualmente famosas as suas sessões de encores onde, por vezes, oferece um sem fim de peças predilectas do grande público em interpretações de tirar a respiração. É o que também se diz dele aqui .
Para saber sobre Grigory Sokolov ver aqui .


2 comentários:

GP disse...

A Teresa e o Paulo adoraram.
Beijo

Anónimo disse...

Lendo este post,ficamos, sem dúvida, com imensa pena de ter perdido...:(