10/08/08

FAROL DE MONTEDOR

.



O Farol de Montedor foi construído sobre os restos de um povoado castrejo da Idade do Ferro, comprovado pelo aparecimento dos vários vestigios de cerâmica, tégula e parte do moinho manual de grandes dimensões.

Foi construído em 1910, sendo a sua torre de secção quadrangular, com 22 metros de altura e encontrando-se 37 metros acima do nível do mar. O seu aparelho iluminante de 3ª ordem tem luz branca com rotação, dando grupos de três clarões de 10 em 10 segundos, alcançando 26 milhas em tempo claro.
É o Farol mais ao Norte de Portugal, cruzando com o Farol das Ilhas Cies, na entrada da Ria de Vigo e com o Farol da Barra do Rio Douro, no Porto. [texto da placa junto ao Farol].

E bem próximo do Farol, não menos imponentes, mas horríveis, 3 altíssimas antenas, da Optimus, da TMN e da Vodafone que estragam por completo o belíssmo perfil do monte com o seu belo Farol, circundado duma singular vegetação, com o mar ao fundo, como já disse aqui. Por outro lado, não falta rede nos telemóveis. Em nenhum. Mas eu dispensava.

Imagem - Fotografia. TINTA AZUL. 13.05.07

2 comentários:

mariam [Maria Martins] disse...

pensei que estive em "pausa" .. afinal continua cheia de energia,
olhe hoje estou cheia de dor-de-cabeça!
mas vir aqui parece-me que me fará bem...

gosto muito de farois

tem razão, as antenas de TM...o "esboroar" dos montes inserindo construções a torto e direito, o "esgaravatar" das serras por traçados de estradas com pouco sentido estético... penso sempre com tristeza que nunca mais serão os mesmos, esses sítios... sei que é em prol do progresso... mas dá certa pena...

boa semana
um sorriso :)

~pi disse...

dor mente dor monte


dor


~