Estou, há nem sei quantos dias, numa espécie de Non Stop de trabalho e... só me apetece uma onda gigante, verde e azul, de espuma muito branca e luminosa, ao som deste Largo de Bach.
_JS Bach Concerto nº 5, para cravo, em fá menor
Música - YouTube.Vihor189 Fotografia - TINTA AZUL. 5.08.08
Hoje, às 6 h e 46 min, inaugurou-se uma nova estação.
Apesar da época de pré-campanha eleitoral, estranhamente,
não esteve presente nenhum membro do governo.
Nem da oposição.
Foi um girassol, ao som da música de Mendelssohn,
quem declarou a abertura oficial do Verão.
[E para que não se pense que faltou gente à cerimónia, aqui se deixa o elenco dos convidados mais importantes:
WILLIAM SHAKESPEARE TESEU, Duque de Atenas. EGEU, pai de Hérmia. LISANDRO, apaixonado de Hérmia. DEMÉTRIO, apaixonado de Hérmia. FILÓSTRATO, director de festas na corte de Teseu. QUINCE, carpinteiro. SNUG, marceneiro. BOTTOM, tecelão. FLAUTA, remenda-foles. SNOUT, caldeireiro. STARVELING, alfaiate. HIPÓLITA, rainha das amazonas, noiva de Teseu. HÉRMIA, filha de Egeu, apaixonada de Lisandro. HELENA, apaixonada de Demétrio. OBERON, rei dos elfos. TITÂNIA, rainha dos elfos. PUCK, ou o Bom Robim. FLOR-DE-ERVILHA, elfo. TEIA-DE-ARANHA, elfo. TRAÇA, elfo. SEMENTE-DE-MOSTARDA, elfo. E ainda outros elfos do séquito de Oberon e Titânia. Séquito de Teseu e Hipólita.]
_Abertura_F. Mendelssohn Sonho de uma noite de Verão Royal Philharmonic Orchestra Direcção - René Leibowitz
Imagens - A partir de 2 fotografias. TINTA AZUL. Junho.09 Música - YouTube.zmov1
Foi ao cabeleireiro pintar o cabelo. Mais precisamente para esconder as brancas, não para mudar a sua cor natural.
Às 15 h e 35 min., apesar da barulheira, produzida pela tagarelice habitual associada ao ruído dos secadores, adormeceu, cansada, enquanto a tinta actuava.
Acordou, precisamente meia hora depois, estranhando o profundo silêncio em que todo o salão se encontrava.
Bem abertos os olhos percebeu que, secadores, escovas, pentes, tesouras, rolos, aparelhos de alta frequência, pinças, corta-unhas, limas e mais uma parafernália de outros objectos e produtos permaneciam imóveis. Tinha cessado por completo toda a actividade de lavagens, cortes, mise-en-plis, penteados, tratamentos, permanentes, colorações, descolorações, frisagens, desfrisagens, aplicação de extensões, madeixas e nuances, epilações, depilações, tratamentos de unhas, maquilhagens e demais serviços afins.
À sua frente, estavam sentadas, em duas filas de cadeiras, que pareciam ter sido alinhadas à pressa, clientes, cabeleireiras, manicuras/pedicuras, esteticistas e respectivas ajudantes. Viu, ainda, no passeio mais de uma dezena de pessoas, homens e mulheres, de nariz colado à vitrina.
Tinham acabado de assistir, boquiabertos, a um fabuloso espectáculo de fractais de assombrosas formas e cores - vísivel um centímetro acima da farta cabeleira envolta em pastosa mistura - originado pela intensíssima actividade sináptica dos seus neurónios.
A normalidade do salão, entretanto restabelecida, não durou mais que o tempo que o seu cabelo demorou a lavar e a secar.
Quando se levantou para sair, às 16 h e 35 min., tudo parou novamente, com excepção dos inúmeros pares de olhos - inclusive os de toda a gama de champôs e amaciadores presentes nas prateleiras - que, espantados, a seguiram até ela desaparecer do seu campo de visão.
Não era caso para menos.
Cada fio de cabelo da sua farta - como já se disse - cabeleira incrivelmente lisa tinha, agora, um tom diferente. E eram 103.453! Cento e três mil quatrocentos e cinquenta e três tons de todas as cores do arco-íris.
[Tudo se passou exactamente como descrito. Eu própria assisti numa das raras vezes em que não me exasperei com a ida ao cabeleireiro.
Soube, mais tarde, curiosamente enquanto esperava, no mesmo salão de cabeleireiro, ao ler uma revista, já antiga, que ela tinha sido contratada pela Pantone. É, actualmente, o catálogo da empresa. Invulgar e completíssimo. Um sucesso.]
Depois de mais um dia longo, cansativo ... , ... começo a tentar desfazer-me do cansaço, ainda na viagem de metro, concentrando-me no Sol que já se deita. Acompanham-me até casa as últimas cores do crepúsculo. Chego e trato do alimento do corpo.
Depois,
prendo-me a coisas simples para me desprender das que o não são.
[Mais uma vez com molas da roupa.]
_JS Bach Suite para violoncelo nº 3 - Giga Violoncelo -Mischa Maisky
Imagem - A partir de fotografia. TINTA AZUL. 19.06.09 Música - YouTube.Bacholoji
Porque ... sim. Porque podia ter sido escrito hoje. Dia em que se comemora o 121º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa.
[ dia em que, também, faz anos o meu amigo ZC]
_Alfredo Keill/Luís Pipa My Beautifaul Blue Country Piano - Luís Pipa
Música - YouTube.ALUAFLUTUA. Imagem - Colagem de desenho digital [ TINTA AZUL]e de caricatura de FP [cujo autor não consegui identificar]. TINTA AZUL 13.06.09
Amanhã, quando acordar terei, talvez, sonhado com a cidade. Com um homem na cidade. No alto do Empire State Building com o telefone colado ao ouvido a pedir-me para ir à janela dizer-lhe adeus. Talvez me veja lá de cima. E eu aqui. E vemo-nos.
Depois, não muito depois de ter acordado, há-de entrar-me pela porta um bocadinho da cidade. No olhar de quem gosta e entende as cidades. Na mala, desarrumada, de quem tem prazer em dar. Nos quatro braços que se hão-de abrir para se fechar no aconchego de um abraço.
Hoje, enquanto esperava, vi-a assim. Depois de modificar uma fotografia que me deu para tirar a um monte de revistas Wallpaper. Arranha-céus de papel que acariciam outros céus. Inventados.
E como continuo sem ligação à Internet, num PC, que não o meu, programei esta mensagem para as 9.00 h da manhã. Hora a que espero acordar. Hora a que espero que tudo seja como disse.
NYC - Interpol Imagem - A partir de fotografia. TINTA AZUL. 6.06.09 Música -YouTube.MusicalGroups.