Não queres ir dar umas aulas minhas? Dei esta semana as soluções saturadas depois de ter dado as misturas. Ou será que andas adar explicações a catraios do 7º ano? Vê lá se passas recibo...
mariadosol, a economia, até a das palavras, é um assunto importante. É preciso poupar. Poupa também os adjectivos [que me sabem tão bem];
gp, Tinhas que me fazer rir...Mas as soluções saturadas, infelizmente, andam muito por aí sem ser na química. Recorro a tempos longínquos, o meu ensino secundário de quimicotecnia para fazer estas analogias. Sabes que eu gostava [e gosto] muito de química? E de químicas! Bjs para ambas
Só porque faltam adjectivos adquados a tanta beleza cromática, às vezes, um pouco mais de calor e dissolve mais qualquer "coisa"... [daquelas que se dissolvem com o calor, claro!].
Bem, agora terei mesmo que recorrer à gp. Os meus parcos e pouco consistentes conhecimentos não me chegam para explicar as condições em que o calor fará dissolver mais alguma coisa. Parece-me que sim, mas que isso provocaria um alto grau de instabilidade na solução que à mínima vibração causaria a precipitação do excesso de soluto dissolvido. E que dizer das reacções de precipitação? Não provocarão uma certa reacção de acidez? :)))
Chegou a engenheira química... O aumento da temperatura aumenta a solubilidade, na maioria dos casos. Não haveria instabilidade da solução mas o soluto voltaria a depositar-se no fundo à medida que a temperatura dominuísse. As reacções de precitação não provocam acidez. A solubilização dos precipitados pode ser afectada pelos ácidos ou pelas bases. Isto tudo muito resumidamente. Fui clara?
Bem, minha querida Engenheira. Foste clarissíma. As reacções precipitadas [aquelas a que me referia] podem causar acidez...mas isso são outras conversas! Pois então venha o calor que o depósito do soluto não é coisa que não se aguente. :)
16 comentários:
apreeeeeeeeee
Que cores mais bonitas
e as palavras, porque só as necessárias, ainda as realçam mais!
Oh menina: qualquer dia não há adjectivos.. ai ai ai
:))
Não queres ir dar umas aulas minhas? Dei esta semana as soluções saturadas depois de ter dado as misturas.
Ou será que andas adar explicações a catraios do 7º ano? Vê lá se passas recibo...
Beijoca
mariadosol,
a economia, até a das palavras, é um assunto importante. É preciso poupar. Poupa também os adjectivos [que me sabem tão bem];
gp,
Tinhas que me fazer rir...Mas as soluções saturadas, infelizmente, andam muito por aí sem ser na química. Recorro a tempos longínquos, o meu ensino secundário de quimicotecnia para fazer estas analogias. Sabes que eu gostava [e gosto] muito de química? E de químicas!
Bjs para ambas
engraçado...a minha química é muiiiito física...
rsrsr
Ora bem
diz me
quando a interrogação se infiltra na raíz das palavras interroga menos ou
mais
Pode esta foto ser ainda mais bela que a anterior? E não querem lá ver, começo a gostar de química, explicada assim...
Só porque faltam adjectivos adquados a tanta beleza cromática, às vezes, um pouco mais de calor e dissolve mais qualquer "coisa"... [daquelas que se dissolvem com o calor, claro!].
Portanto, venha o calor!...
[BEIJO]
Rectifico: "adequados"!.... Enfim!
A linguagem metafórica é, evidentemente, a mais concisa e a mais sábia.
Parabéns pela clarividência.
Vou "guaudar" para mim.
Bem, agora terei mesmo que recorrer à gp. Os meus parcos e pouco consistentes conhecimentos não me chegam para explicar as condições em que o calor fará dissolver mais alguma coisa. Parece-me que sim, mas que isso provocaria um alto grau de instabilidade na solução que à mínima vibração causaria a precipitação do excesso de soluto dissolvido.
E que dizer das reacções de precipitação? Não provocarão uma certa reacção de acidez?
:)))
rocha vermelha,
Ainda bem que voltaste! Já cá fazias falta. :)
... e aumenta a densidade do líquido (se bem me lembro...)
mas prefiro "soluções" mais soltas!
Chegou a engenheira química...
O aumento da temperatura aumenta a solubilidade, na maioria dos casos. Não haveria instabilidade da solução mas o soluto voltaria a depositar-se no fundo à medida que a temperatura dominuísse.
As reacções de precitação não provocam acidez. A solubilização dos precipitados pode ser afectada pelos ácidos ou pelas bases.
Isto tudo muito resumidamente. Fui clara?
Beijinho
Bem, minha querida Engenheira.
Foste clarissíma.
As reacções precipitadas [aquelas a que me referia] podem causar acidez...mas isso são outras conversas!
Pois então venha o calor que o depósito do soluto não é coisa que não se aguente.
:)
gp
claríssima neste tema
apresenta a solução
para entender o p(r)o(bl)ema
percebe-se que tem a mão
modo d'evitar à'sneira...
Falou senhor'engenheira!
(espero que rime e que a métrica esteja mais ou menos, ... escrever directamente neste rectângulozinho nãp favorece eheheheh)
beijos para todas
rsrsrs
Mas que diálogo delirante!...
O que um tempinho de calor faz!...
E não é só nas "soluções"!...
[Beijos a todas]
Enviar um comentário