22/12/08

UM PRESÉPIO. UM POEMA DE ADOLFO SIMÕES MÜLLER [4]

.














A palavra mais bela

Fui ver ao dicionário de sinónimos
a palavra mais bela sem igual,
perfeita como a nave dos Jerónimos...
E o dicionário disse-me Natal.

Pergunto aos poetas que releio:
Gabriela, Régio, Goethe, Poe, Quental,
Lorca, Olegário... e a resposta veio:
E é Christmas... Natividad... Noel... Natal!

Pedi ao vento e trouxe-me, dispersos,
- riscos de luz, fragmentos de papel -
cânticos, sinos, lágrimas e versos:
Um N, um A, um T, um A, um L...

Perguntei a mim próprio e fiquei mudo...
Qual a mais bela das palavras, qual?
Para quê perguntar se tudo, tudo,
diz Natal, diz Natal e diz Natal?!

Adolfo Simões Müller
in Moço, Bengala e Cão - Poemas, 1971,
Edição do Autor, Lisboa

Seja ou não, para os que aqui flutuam, a palavra mais bela, o meu desejo de que todos tenham um óptimo Natal.

Fotografia - TINTA AZUL.Exposição de presépios feitos por crianças de JI e EB da Região Norte.19.12.08

4 comentários:

vbm disse...

:))

Um bom Natal também
para ti e os teus

são os votos
deste teu novel
fã flutuante :)

Vasco

cristal disse...

Não é natal todos os dias? E quando a lua flutua os dias ainda são mais belos... Bjs e saudades

mdsol disse...

Bom Natal para ti e para os teus!
:))) rsrsrs

Dois Rios disse...

Sim, Natal é a palavra mais bela porque nela há todas as intenções de amor.

Feliz Natal!

Beijos,
Inês