11/12/08

MANOEL DE OLIVEIRA - 100 ANOS

.















Um prodígio da natureza.

Muitos parabéns!
No dia em que faz 100 anos!


Aqui - um dossier sobre a obra de Manoel de Oliveira,
organizado por Rita Azevedo Gomes.



__L v Beethoven
Sinfonia nº 9 - Hino à Alegria [final]
Orquestra Filarmónica de Berlim
Swedish Radio Choir/Eric Ericson Chamber Choir
Direcção - Claudio Abbado



Imagem daqui.
Música -
YouTube

3 comentários:

vbm disse...

É impressionante a energia de vida que Oliveira ainda conserva ao cabo de cem anos de vida!
Eu recordo-me de, em novo, o irmão dele, o Casimiro de Oliveira, disputar as corridas de Fórmula 1, no Castelo de Queijo - Boavista - Circunvalação, ao Vasco Sameiro! Este, mais ousado, afoitava-se nas curvas à doido, mas Casimiro, ponderado e certo, não cedia um milímetro ao competidor. Mas, claro, Fângio e Sterling Moss eram os heróis mais aplaudidos!

Achei curioso que a minha Mãe - ainda viva, seis anos mais nova que Manoel! :); lúcida, activa e de boa saúde :) -, da última vez que estive com ela, tenha aludido a Manoel de Oliveira como estando ainda tão bem conservado, mas, por lapso, disse foi o nome de Casimiro de Oliveira que, realmente, na época - anos 50 -, era mais conhceido que Manoel... se bem que quer o meu Pai, - que se fosse vivo teria perfeito este mês noventa e nove anos -, quer eu e todos os meus irmão e irmãs, vivos e falecidos, tivéssemos como segundo nome próprio Manoel, com o! :))

Vi recentemente na Cinemateca de Lisboa o NON e a VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO, notabilíssimas memórias nostálgicas do passado, presente e futuro...

Hoje, na rádio, ouvi as palavras dele: «O futuro é uma incógnita, o passado, uma desgraça, e o presente o lugar de todos os perigos» (cito de memória, não sei se com acerto).

abraço,
vasco manoel
:)

Tinta Azul disse...

Ter muita idade não é por si só uma grande acontecimento, mas tê-la, com saúde, lucidez e tanta energia, isso sim. É obra!

É uma benção ter assim, ainda, Pai ou Mãe.

Abraços, V Manoel
:)

Duarte disse...

Um génio com cem anos.

:)))))

Abrazos