04/01/08

LOUIS BRAILLE [1809-1852]

.


Nasceu a 4 de Janeiro. Faz hoje 199 anos.
Escreveu no seu diário "Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma.". Criou o sistema de escrita e leitura BRAILLE.
Registo esta data a pensar no meus amigos e colegas de trabalho, F e S, a quem aprendi a admirar. Há coisas que vêem muito melhor do que eu.

Imagem - TINTA AZUL. A partir de fotografia da capa da Revista Egoísta nº10, Março de 2002. 4.01.08

3 comentários:

nnannarella disse...

Pertinente homenagem, num mundo onde cada vez mais "quem tem um olho é rei".

Não são só os cegos ou invisuais os (mais) mártires (actuais) de uma sociedade estúpida e estupidificante. Mesmo assim, há que lembrar que há outros casos bem piores. Os que "não têm um cérebro a condizer" e são descobertos, tantas vezes, aprisionados a vegetar em currais ou em caves. E é bom que se pense em tal desprotecção e exclusão, sobretudo quando tantas horas da imprensa e televisão são para nítidas frivolidades e lobbies.
Desculpa este ar "tão sério". Acorda bem:)

Anónimo disse...

Também tu, Lua, vês muito para além dos olhos. Vês, sobretudo, com a tua fina e invulgar sensibilidade.

Bom fim-de-semana.

devaneiosaovento disse...

LOUIS BRAILLE, revolucionou a vida dos desfavorecidos da visão,admiração nutro por esse grande homem.
Acredito ainda que os verdadeiros olhos são os olhos da alma, os que a tudo podem ver e sentir.

lembrei-me agora de uma frase que tem ligação com muitos que diz normais
"o maior cego, é aquele incoerente de justiça"
abraços, bela homenagem
votos de um ano maravilhoso para vc.



Mas na minha concepção o maior cego é aqueleque não quer ver