16/02/08

MEMÓRIAS

.

Olhei para eles, alinhadinhos na estante. Os desenhos e as cores fizeram-me lembrar, o spot publicitário dos livros RTP, da Editorial Verbo, de há mais de 30 anos atrás, apesar de, nesse tempo, a televisão ser a preto e branco. Talvez uma mistura de memórias, a preto e branco a da televisão, a cores a dos livros. Lembrei-me, também, de como esperava, com alguma ansiedade, o início da emissão da RTP. A mira técnica, aquela coisa enfadonha, imóvel, que nunca mais desaparecia para, em seu lugar aparecerem as antenas, a representação das ondas hertzianas acompanhadas da enérgica música, a anunciarem, finalmente, o começo da emissão. Era como se as portas dum novo mundo se abrissem, todos os dias, ao fim da tarde. Tudo isto faz parte das minhas memórias de infância. Por isso os trouxe até aqui, no detalhe de uma fotografia.
A colecção completa - 100 volumes - foi comprada numa livraria/alfarrabista, na Rua dos Clérigos no Porto, há mais de 15 anos por 20.000$00. Um bom investimento, sem dúvida.

Encontrei no site da Verbo um texto sobre esta colecção, que copiei parcialmente.

Os Livro RTP são actualmente considerados um case study, estudado por muitos especialistas da área, pois os valores de tiragem que foram alcançados e as proporções que o projecto acabou por tomar foram completamente inéditos para a época.
Esta colecção foi o maior espéctaculo que jamais uma editora nacional proporcionou ao público português!
Ainda hoje, passados mais de 30 anos, em todas as feiras de livros usados e alfarrabistas, sem excepção, encontramos Livros RTP.
Em 1970, em colaboração com a RTP, a Editorial Verbo lança a Biblioteca Básica Verbo – Livros RTP, uma colecção de livros de bolso.
[Ler mais aqui.]


Imagem - Fotografia. Lombadas. Livros Verbo-RTP. 15.02.08

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho vários desta colecção.Memórias!


vadia