01/05/08

HINO URSS/RUSSIA

.



Gosto da força e do poder da música deste hino. Impossível permanecer indiferente ao ouvi-la. Entranha-se nos sentidos. Apetece-me, sempre, ouvi-la vezes seguidas. Apetece-me cantar mesmo sem perceber uma palavra. Por isso mesmo, quanto à letra, não sei se é a antiga se é a actual, apesar da bandeira do vídeo. Foi o que encontrei no You Tube. Confesso que não tenho paciência para procurar muito.
Foi o CD Live is a Miracle de Emir Kusturica e da sua fantástica No Smoking Orchestra que ma revelou na sua plenitude. É a música de abertura de todos os seus concertos. Percebe-se porquê.

4 comentários:

Pulsante disse...

Eu entendo este teu “gosto”.
É uma música-hino que transpira força em todas as notas e acordes.
É uma utopia feita coro.
Há ideias que quando assim se conservam – Ideias – são magníficas. Traduzem uma espécie de transcendentalidade da Humanidade, uma capacidade de auto-superação.
São Ideias-Sonho de entrega, de solidariedade, de partilha, como de repente toda a Terra pudesse ser um paraíso. Um paraíso de saúde, conhecimento e prosperidade. Um paraíso de Homens Livres e iguais nas suas potencialidades.
Enfim…tudo aquilo a que poderíamos ter direito se o fizéssemos por merecer.

…/…

Um mundo feito campo-de-trigo dourado.
Um sol vermelho aberto.
Uma criança ensinada a rir e a aprender.
Homens de Bem sempre e só.

Tinta Azul disse...

:) pulsante
e como entendes tão bem!

Fernando Vasconcelos disse...

Lindíssimo sem dúvida. Para teres uma ideia do que eles diziam (esta é a versão antiga) proponho-te esta versão com legendas.
http://www.youtube.com/watch?v=bWsWM0_iAJI

Se comparares com a que colocaste online é "fácil" perceber se é a nova ou antiga letra. Foram retiradas todas as referências a Lenin ou socialismo por exemplo.

O efeito que sentes também o sinto. Tem a ver com o facto de ser "heróica" ... a nona sinfonia de Beethoven por exemplo tem um efeito semelhante :-)

Tinta Azul disse...

Caro Fernando,
Obrigada pela sugestão.
De facto, escolhi esta versão, entre outras, por não ter quaisquer imagens. A letra tenho-a traduzida em português, ainda que duvide do rigor da tradução.
Volta sempre, pois é um prazer ter um melómano por cá.
A minha filha quando era pequenina perguntou quem inventou a música. Queria saber quem foi porque a música era uma coisa muito boa.
Se é!
:)