17/10/07

LÍQUENES

.



















Hoje ao fim da manhã fui apanhada por uma daquelas dores de cabeça que vem acompanhada de enjoo e de uma enorme má disposição geral.
Não pude fazer o que o corpo tanto me pedia: vir para casa, deitar-me, ficar em silêncio, sem que ninguém me incomodasse. Tinha tantas coisas para fazer e não as podia adiar. Cheguei a casa já passava das 19.30, tomei um analgésico. Jantei. Senti-me melhor. Depois, sentei-me aqui, à frente do pc, para ver os emails. Apeteceu-me ver imagens que me arejassem, como se isso me ajudasse a ficar melhor. Lembrei-me, então, destes líquenes que captei numa rocha, que muito bem conheço, porque se eleva no monte, ao lado do caminho que me leva ao encontro do mar.
Os líquenes, nascem da combinação de uma alga com um fungo, ou seja, de uma relação simbiótica que nada tem a ver com dor de cabeça+enjoo=total má disposição. Podem ajudar na avaliação qualidade do ar. Dito de um modo ligeiro, em princípio onde há muitos líquenes não há poluição.
Descansei-me, assim, um pouco a olhar para esta rocha que, aqui, esconde o mar que tão bem conheço. Agora, embora ainda seja cedo, vou deitar-me. Levo a cabeça menos poluída e mais azul. Se, como diz o Zef, tudo que é azul é limpo, como o céu, pode ser que me ajude a dormir melhor.
Amanhã é dia de levantar às 5 e tal da manhã e não é para ir ver os líquenes à beira mar...

Fotografia - Tinta Azul. Montedor, 2007

4 comentários:

Carlos Henrique Leiros disse...

A lamentar apenas a imagens dos liquens, que caprichosamente não abriu.
No mais, sofro também de cefaléias, e estas são habituais [espero que não sejam para ti], bastando apenas que o horário de uma refeição seja sacrificado. A coisa se torna pior quando não podemos nos recolher ao repouso.
Melhoras, então.
Abraços do
Carlos

Carlos Henrique Leiros disse...

Ah...a foto agora abriu.
E como são belos esses liquens!
Abraços do
Carlos

livia soares disse...

Minha cara Tinta Azul,
adorei os liquenes e comoveu-me a nesga de mar entrevista. Espero, de todo coração, que te cures bem depressa.
Um abraço.

Tinta Azul disse...

Meus caros,
Hoje já estou bem! Cansada de tanta viagem e trabalho, mas sem a malvada dor de cabeça de ontem.
Um abraço a cada um de vós e obrigada pelo cuidado.
:)